MENSAGEM DO BLOG AOS BLOGUEIROS DE PLANTÃO !

Sendo este um ESPAÇO DEMOCRÁTICO de veiculação de informações e fatos, inclusive documentados, relacionados à Gestão do Conselho do COREN-SP e seus representantes, gostaria de informar que não serão aceitas intimidações de quem quer que seja para que não se exerça o DIREITO CONSTITUCIONAL de LIBERDADE DE EXPRESSÃO e veiculação de fatos de interesse público para a Enfermagem Paulista e para a sociedade.
O espaço está aberto inclusive para a defesa de quem se sentir ofendido ou que comprove que estes fatos são meramente boatos.
Se as pessoas não se identificam, isto demonstra o medo de represálias que possam ocorrer aos seus empregos e até à sua integridade física e de sua família.
E parafraseando o Sr. Presidente do Conselho da atual gestão, em entrevista, que em rede nacional de TV estimulou as denúncias contra a enfermagem, sugiro também que caso alguém queira fazer alguma denúncia devidamente documentada contra o CONSELHO e sua ATUAL GESTÃO, envie para o endereço de email deste blog ou diretamente aos orgãos competentes.
E por fim, quero dizer que NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS PELAS OPINIÕES DE TERCEIROS E SEUS COMENTÁRIOS POSTADOS NESTE BLOG.

Se por um acaso este Blog sair do ar, acesse uma cópia deste Blog no seguinte endereço:
http://averdadenaenfermagem.bravejournal.com/

domingo, 5 de fevereiro de 2012

FAÇA O QUE DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO...

Contradições do Conselho e o presidente gestão 2008-2011 durante uma importante reunião plenária com as oposições. O que o presidente e candidato estavam fazendo na mesma reunião?
Leia a ata desta reunião no link abaixo (link do próprio COREN-SP):

37 comentários:

  1. Será que realmente a democracia chegou no COREN SP?

    ResponderExcluir
  2. Tudo como antes a carteirinha para trabalhar não sai logo. Vou perder meu emprego e pelo que vi muitas outras pessoas ficarão sem trabalhar. Quando vai melhor? não possível que num prédio daquela não tenha funcionário para fazer as carteirinhas. Somos anônimos sempre... enfermagem é só isto.

    ResponderExcluir
  3. Ao que parece as práticas não mudam na enfermagem e vai precisar muitos anos para que a competência entre no COREN.

    ResponderExcluir
  4. O dinheiro é o mais importante, você recebe uma cartinha para regularizar a carteirinha, paga a taxa e carteirinha não fica pronta. A lei não criou o COREN para fazer as carteirinhas principalmente? Precisa de quanto tempo para melhorar o básico?

    ResponderExcluir
  5. Vou ficar dois meses sem trabalhar e posso até perder o emprego, é o tempo que a escola vai levar para liberar meu diploma. Trabalho em dois empregos e esqueci que a carteira do COREN iria vencer. Se tivesse recebido um aviso do COREN imformando o vencimento da carteira, não estava nesta situação. Não é simples mandar um aviso?

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vocês estamos sem nome eu tambem não consegui a carteira de auxiliar. Continua como antes nos trabalhando em vários empregos para pagar.

    ResponderExcluir
  7. O slogan é outro "façam o que eu fazia", continuidade... continuidade...continuidade...

    ResponderExcluir
  8. Gestão da enfermagem na enfermagem

    A questão requer do gestor, mesmo no atual complexo cenário da sociedade capitalista, duas capacidades básicas: prover recursos para a execução do trabalho e representar o setor sob sua gestão nas relações extrínsecas. Na última se espera a defesa dos trabalhadores que compõe o grupo de trabalho do setor. Quando discutimos a gestão da enfermagem esta capacidade requer muita habilidade uma vez que o mais provável é exercê-la com gestores de outras categorias profissionais, muitas vezes que pertence ao grupo de profissionais hegemônico da saúde. Cabe saber se quando o gestor da enfermagem exerce suas capacidades diante de profissionais da enfermagem é capaz de garantir melhores condições de trabalho. Entrevistados profissionais de enfermagem que trabalham numa instituição onde todos os gestores, nos diversos níveis hierárquicos, são profissionais da enfermagem. Os trabalhadores não possuem direitos como: carga horária de 30 horas, atual maior luta da enfermagem, afastar-se do trabalho para cuidar de familiar doente e nem para cuidar da própria saúde, nenhuma ausência do trabalho é abonada. A conclusão é que a enfermagem precisa melhorar no cuidado dos espaços já conquistados.

    ResponderExcluir
  9. A verdade é que a OPRESSÃO persiste. Não teremos participação.

    ResponderExcluir
  10. O COREN-SP convoca os profissionais de Enfermagem de todo o Estado de São Paulo, exceto os que trabalham no COREN SP, para analisar o tema: Compromisso social, participação e luta. Assim deveria ser a publicação...

    ResponderExcluir
  11. Parabéns gestão 2012-2014 vocês conseguiram ser mais opressores que os antecessores.

    ResponderExcluir
  12. Quando o COREN SP fará a lição de casa, cuidando bem primeiro de quem está sob sua gestão? Quando os iluminados deixarão o COREN SP?

    ResponderExcluir
  13. Quando a liderança no COREN SP fará contraposição ao papel controlador, ditador de regras, normas e procedimentos?
    Serão vencidas no COREN SP as culturas do medo, do favorecimento e do segredo?
    Serão conhecidos no COREN SP os cargos e funções, quem ocupa (profissional da enfermagem ou não e nome), quanto ganha e horário de trabalho?
    Como o COREN SP trata sua enfermagem?

    ResponderExcluir
  14. Credibilidade é uma qualidade, a qualidade daquilo que é crível, ou seja daquilo que é acreditável. A credibilidade ganha-se, consolida-se e reforça-se através da dinâmica humana da confiança. Um líder credível respeita, é respeitado e faz com que os seus colaboradores se respeitem a eles próprios. Enquanto o respeito pode ser adquirido pela posição que se ocupa, a credibilidade tem de ser conquistada, pois liderar não é simplesmente deter o poder: é bem mais complexo que isso.
    A credibilidade é a fundação para o sucesso da liderança e resulta da conjugação de factores como a honestidade, a visão, a competência e a inspiração do líder. Sem credibilidade, a visão desvanece-se e sem visão perde-se a direcção estratégica da empresa ou organização.

    Boas práticas relacionadas com o próprio líder
    - Ser ele próprio e não alguém que gostaria de ser;
    - Ser honesto e dizer sempre a verdade;
    - Ser confiante;
    - Ser entusiástico;
    - Ser específico;
    - Ser paciente;
    - Admitir quando se erra;
    - Nunca delegar uma tarefa que não desejasse executar;
    - Não se preocupar com as coisas que não pode controlar;
    - Manter sempre a abertura de espírito;

    Mário Santos - Economista, Consultor de Liderança e Formador

    Resta apenas indagar como lidar com a falta de credibilidade da liderança do COREN SP?

    ResponderExcluir
  15. Birch (2002, p. 22) afirma que a “liderança significa dar importância à vida laborativa dos outros”. Quem conseguir agir dessa forma terá obtido êxito como líder, e se, além disso, sustentou as necessidades do negócio, então obteve êxito em dobro.
    Kim e Renee (1992 apud DUBRIN 2006, p. 264) definem liderança como a “habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende
    o desempenho”. De acordo com esta definição, presume-se que o líder possui características como confiabilidade e disponibilidade em apoiar seus liderados.

    Quando os lideres do COREN SP serão assim?

    ResponderExcluir
  16. Este destaque "Presidente do COREN-SP percorre o estado na semana da enfermagem; veja destaques da palestra" afirma que há diálogo agora com os profissionais. Mas resta uns esclarecimentos: é possível dialogar com os profissionais se dentro do COREN SP, onde também há profissionais, não tem conversa? respeita-se o externo sem fazer o mesmo com o interno?

    ResponderExcluir
  17. De acordo com Steers e Poter apud Casado (2002, p.249). “Antes da revolução industrial a motivação tinha forma de medo, punição - física financeira ou social.” Verifica-se desta forma que a punição era uma forma de motivar os colaboradores em um ambiente organizacional e o medo instalava-se neste ambiente de trabalho. Na enfermagem este estágio ainda permanece ...

    ResponderExcluir
  18. Um bom líder tira o melhor proveito de seus funcionários. Investe neles, não importando sua posição na empresa e sem se preocupar se eles serão melhores líderes do que ele próprio. Ele sabe que quantos melhores lideres tiver, melhores seguidores ele poderá ter. Quando teremos quem seguir?

    ResponderExcluir
  19. O pior é que o fazer atual é o que o mesmo que ele fazia. Ainda o que importa é o controle, não é o resultado.

    ResponderExcluir
  20. A principal pergunta de um líder democrático é "O que você acha?". A liderança participativa cria consenso por meio da participação de todos nas decisões e orienta o grupo a desenvolver as atividades.

    Promover a participação, construir um ambiente colaborativo, ter confiança na equipe, manter um alto nível de comunicação e saber ouvir são características desse líder.

    Quando teremos uma liderança assim no COREN?

    ResponderExcluir
  21. Os estudos apontam que são a Cultura, as Pessoas e os Sistemas Gerenciais as Raízes para o Alto Desempenho. A forma de combiná-los e tratá-los é que irá gerar os frutos da sonhada contra partida do Alto Desempenho.

    Quando teremos algo melhor no COREN SP?

    ResponderExcluir
  22. Mantida a auto promoção... São muitos iluminados... Conseguiram até saber todos os prováveis acontecimentos. Serão Deuses?

    ResponderExcluir
  23. ASSINATURA DO ACT NO COREN
    ESTÁ EM COMPASSO DE ESPERA


    O Sinsexpro vem solicitando insistentemente à diretoria do COREN os dados de qualificação dos diretores responsáveis pelo Acordo Coletivo para finalizar a elaboração do documento e, enfim, envia-lo para assinatura.

    O Conselho se nega a enviar tais informações sob a alegação de que não teve conhecimento do texto final do ACT, embora o Sinsexpro tenha solicitado uma reunião com a autarquia para que o documento fosse construído em conjunto. Como o COREN também não respondeu tal solicitação, o Sindicato acabou concluindo o texto para que não houvesse mais atrasos na finalização do Acordo.

    A postura do Conselho está atrasando e emperrando a assinatura do ACT, o que causa estranheza ao Sindicato e aos próprios funcionários que votaram a favor da proposta encaminhada por essa mesma diretoria em Assembleia.

    O Sinsexpro continuará repassando todas as informações referentes à assinatura do ACT.





    Fique atento!





    UNIÃO É VITÓRIA!

    ResponderExcluir
  24. Surpresas
    Quais surpresas saíram da cartola?
    Desconsideração e desrespeito.
    Quais surpresas sairão da cartola brevemente?
    Pelas surpresas já apresentadas não poderão ser boas.
    Os mágicos não são necessários.

    ResponderExcluir
  25. O novo
    Afirmaram que o novo é sempre difícil.
    Será?
    Foi difícil para o povo brasileiro a chegada de Pedro Alvares Cabral, mas foi fácil o fim do regime militar.
    Não depende do novo?
    Há novo bom e há novo ruim.
    Pode ser escolhido entre o novo bom e o ruim.
    É uma pena a péssima escolha.

    ResponderExcluir
  26. SINSEXPRO E FUNCIONÁRIOS AGUARDAM
    ASSINATURA DO ACT POR PARTE DO COREN

    O Sinsexpro busca insistentemente contato com a diretoria do COREN e ainda aguarda assinatura do ACT aprovado em assembleia de funcionários.

    Fique atento.

    O Sindicato o manterá informado sobre qualquer novidade.


    UNIÃO É VITÓRIA!

    A que a enfermagem paulista pode esperar?

    ResponderExcluir
  27. O COREN afirmou:
    O conselheiro enfatizou a necessidade de reduzir a jornada por conta de fatores "estressores no trabalho", gerados por dificuldade de definição de uma identidade profissional, falta de autonomia funcional,dimensionamento adequado do número de trabalhadores nas instituições de saúde, baixa remuneração, falta de tempo para aprimoramento profissional e os assédios no ambiente de trabalho. E deveria estar acrescido de: mas isto não é aplicado para a enfermagem do conselho, lá as condições de trabalho são pioradas.
    Quem não cuida da enfermagem do seu lado cuidará da que está distante?
    Faça o que eu digo e não o que faço.

    ResponderExcluir
  28. Boletim eletrônico - 04/09/2012



    INDEFINIÇÃO DO COREN LEVA SINSEXPRO
    A PEDIR INTERMEDIAÇAO DA CUT


    Em virtude da indefinição do COREN-SP quanto à data de assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho, exaustivamente negociado entre as partes interessadas, o SINSEXPRO decidiu, visando atender às expectativas dos funcionários daquele Conselho, contatar a direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para solicitar à entidade sua intermediação na solução do impasse.
    Paralelamente ...
    Fique atento ao resultado destas ações.

    UNIÃO É VITÓRIA!

    Será que aumentarão a anuidade?
    Este é o conselho que queremos?

    ResponderExcluir
  29. ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO) – Peter Drucker 1954

    A administração por objetivos, pode ser definida como um estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos.

    Define-se também como um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.

    A Administração por objetivos é uma técnica participativa de planejamento e avaliação por meio da qual superiores e subordinados definem, conjuntamente, aspectos prioritários, a saber:
    - estabelecem objetivos ( resultados) a serem alcançados, em um determinado período em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribuições( metas).
    - acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo as correções necessárias.

    A APO funciona como uma abordagem amigável, democrática e participativa servindo como base para novos esquemas de avaliação de desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo para a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.

    A APO apresenta as seguintes características:
    1- Estabelecimento conjunto de objetivos entre executivo e o seu superior;
    2- Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo;
    3- Interligação entre os vários objetivos departamentais;
    4- Ênfase na mensuração e no controle dos resultados;
    5- Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos resultados;
    6- Participação atuante das gerências;
    7- Apoio intensivo do Staff.

    Quando teremos condições adequadas para atingir os objetivos?

    ResponderExcluir
  30. Boletim eletrônico COREN - 18/09/2012

    COREN DEMORA NA ASSINATURA DO ACT

    Após finalizar as tratativas com a diretoria do COREN, na última quarta-feira, 12/09, o Sinsexpro enviou o ACT assinado ao Conselho para que também fosse colhida a assinatura da presidente da autarquia. Passados cinco dias, o COREN ainda não devolveu o documento ao Sindicato.
    A demora no envio do ACT devidamente assinado pode prejudicar o pagamento, no dia 20/09, dos valores retroativos à data-base, 1º de maio. O Sinsexpro continua cobrando um rápido retorno do Conselho para que os funcionários não sejam prejudicados.
    FIQUE ATENTO!


    UNIÃO É VITÓRIA!

    Este é o atual COREN SP. Quem não faz para quem está pero fará pela maior enfermagem brasileira?

    ResponderExcluir
  31. ACT FINALMENTE É ASSINADO NO COREN

    Após cinco anos, o Acordo Coletivo do COREN foi, finalmente, retomado e consolidado. O documento, já assinado pela diretoria da autarquia, está no Sinsexpro para as devidas providências junto à Secretaria de Relações do Trabalho e Emprego - SRTE. De acordo com o Conselho, todos os valores retroativos à data-base, 1º de maio, serão pagos no pagamento do mês de setembro.

    Esta retomada de diálogo no COREN representa a vitória de todos e deve servir de incentivo para a busca de mais melhorias e benefícios, o que, certamente, também valorizará ainda mais o atendimento ao profissional filiado ao Conselho e à sociedade.

    Mas, finalizado o ACT no COREN, é hora de os funcionários atentarem para a importância do Sindicato durante toda a trajetória da Campanha Salarial. Para obter bons acordos em favor do trabalhador, o Sindicato precisa de recursos, assim como o COREN precisa da arrecadação das anuidades para orientar e fiscalizar o exercício profissional, promover ações para o desenvolvimento da profissão e pagar os salários de seus funcionários.

    Portanto, antes de fazer oposição à Contribuição Negocial, vale refletir sobre o papel do Sindicato. A Contribuição Negocial está no ACT e dá ao trabalhador a alternativa de tê-la descontada de seu salário ou não. O índice é de 5%, parcelado em cinco vezes. Este recurso é fundamental para a manutenção do Sinsexpro.

    Para se ter ideia da disparidade entre Sindicato e Conselhos, hoje existem no Estado de São Paulo 28 autarquias de fiscalização, com uma arrecadação de cerca de R$ 1 bilhão e um corpo jurídico na ordem de 50 advogados. O Sinsexpro arrecada anualmente em torno de R$ 600 mil, menos de 0,1% em relação à estrutura dos Conselhos. Por isso, a Contribuição Negocial é fundamental para a ação do Sindicato, além das filiações e do ideal de organizar a classe trabalhadora.

    O que será que o COREN SP fará pela maior enfermagem? Pelo jeito nada...

    ResponderExcluir
  32. “Quando a fofoca impera com maior intensidade e frequência é sinal de que a comunicação da empresa não está fluindo nada bem”, diz Vera Martins, diretora da Assertiva.

    Causas

    Segundo as consultoras entrevistadas pelo Empregos.com.br, a fofoca faz parte do ser humano, mas alguns fatores contribuem para que ela tome maiores proporções:

    - Sistema de comunicação de via única. Acontece quando a informação desce da chefia como uma ordem, não existindo o retorno do receptor (profissional);

    - Falta de transparência na comunicação. Assim a informação não flui livremente, de forma aberta e honesta;

    - Estímulo maior à competição entre os funcionários, e menor ao companheirismo e colaboração;

    - Clima ameaçador ou ambiente em que os funcionários não se sentem à vontade;

    Quando melhorará?

    ResponderExcluir
  33. Terminando 2012 só resta dizer que a atual gestão do Coren SP perdeu a chance de será a melhor, infelizmente o prejuízo é da enfermagem paulista.

    ResponderExcluir
  34. A gestão 2012-1014 está conseguindo ser a pior gestão do COREN-SP, inclusive no quesito "corrupção".
    Companheiros de luta, fiquem atentos!
    Em breve surgirão denúncias graves.
    Se não fecharem este blog, postarei todas aqui.

    ResponderExcluir
  35. Depois dizem que defende a enfermagem, quem não cuida de quem está perto, não cuidará de outros..

    Boletim eletrônico COREN - 08/10/2013
    SINDICATO COBRA IMPLEMENTAÇÃO
    DO PCCS NO COREN
    O Sinsexpro protocolou ofício no COREN (clique aqui e veja a íntegra), nesta terça-feira, solicitando posição da direção da autarquia quanto à aprovação e implementação do PCCS, já preparado e encaminhado pela comissão há cerca de um mês. Assim, o Sindicato aguarda retorno do COREN para tal compromisso estabelecido pela ata de audiência de conciliação, em função da greve dos funcionários na Campanha Salarial 2013.

    Fique atento!

    UNIÃO É VITÓRIA!

    ResponderExcluir
  36. Franklin Stem Santos da Silva3 de junho de 2014 às 15:21

    NÃO SOMOS MACACOS!

    SOMOS TODOS DOUTORES...

    NÃO É ESQUISITO... Se colocam no crachá e na escala de serviço, Doutor antes do nome do médico, porque também nos outros DOUTORES (que tem Doutorado e/ou Resolução) não é feito igual? NÃO É MESMO ESQUISITO ?

    Não Sejam Preconceituosos e Injustos, RESPEITE-OS!

    O CERTO É ASSIM:

    Dr. José
    Biomédico



    Drª. Maria
    Enfermeira



    Dr. José
    Médico


    PRECONCEITO NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
  37. Franklin Stem Santos da Silva3 de junho de 2014 às 15:22

    SALÁRIO DIGNO PARA TODOS
    A verdade é que deveria ter respeito e valorização dos nossos profissionais, salário digno é assim:
    Graduado... Dr. Médico - 100%
    Graduado... Dr. Enfermeiro - 70% do Dr. Médico
    Graduado... Outros Doutores da saúde 70% do Dr. Enfermeiro

    Nível Médio – Técnico de Enfermagem ou outros da saúde - 50% dos outros Doutores da saúde
    Ensino fundamental – Auxiliar de Enfermagem ou outros da saúde - 70% do Técnico de Enfermagem ou outros da saúde.

    30 HORAS JÁ: ENFERMAGEM E TODOS – ÁREA DE SAÚDE

    ResponderExcluir