MENSAGEM DO BLOG AOS BLOGUEIROS DE PLANTÃO !

Sendo este um ESPAÇO DEMOCRÁTICO de veiculação de informações e fatos, inclusive documentados, relacionados à Gestão do Conselho do COREN-SP e seus representantes, gostaria de informar que não serão aceitas intimidações de quem quer que seja para que não se exerça o DIREITO CONSTITUCIONAL de LIBERDADE DE EXPRESSÃO e veiculação de fatos de interesse público para a Enfermagem Paulista e para a sociedade.
O espaço está aberto inclusive para a defesa de quem se sentir ofendido ou que comprove que estes fatos são meramente boatos.
Se as pessoas não se identificam, isto demonstra o medo de represálias que possam ocorrer aos seus empregos e até à sua integridade física e de sua família.
E parafraseando o Sr. Presidente do Conselho da atual gestão, em entrevista, que em rede nacional de TV estimulou as denúncias contra a enfermagem, sugiro também que caso alguém queira fazer alguma denúncia devidamente documentada contra o CONSELHO e sua ATUAL GESTÃO, envie para o endereço de email deste blog ou diretamente aos orgãos competentes.
E por fim, quero dizer que NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS PELAS OPINIÕES DE TERCEIROS E SEUS COMENTÁRIOS POSTADOS NESTE BLOG.

Se por um acaso este Blog sair do ar, acesse uma cópia deste Blog no seguinte endereço:
http://averdadenaenfermagem.bravejournal.com/

sábado, 14 de maio de 2011

QUE ENFERMAGEM QUEREMOS CONSTRUIR?

Neste 12 de maio, data significativa para todos da Enfermagem, é importante refletir sobre alguns aspectos.
Que Enfermagem queremos construir? Há várias respostas para esta pergunta...
Com certeza uma Enfermagem que não seja lembrada por seus erros e aparições escandalosas na mídia.
Uma Enfermagem que tem o apoio dos órgãos que a representam em todas as situações e pessoas nas gestões destes órgãos mais comprometidas em atender a enfermagem nas suas reais necessidades e não as suas próprias e de seus protegidos.
Que cumpram e façam cumprir as leis e resoluções que eles mesmos elaboram.
Que não usem a máquina do conselho para autopromoção e propaganda eleitoral indevida.
Uma representação realmente democrática como a enfermagem anseia.
Uma gestão de Conselho que se empenhe mais pelos interesses da enfermagem do que os das empresas e instituições de saúde.
É preciso ter pessoas que nos representem que não se envolvam em escândalos, investigações, desvios de verba pública e outras acusações e até em prisões.
É preciso construir uma enfermagem que tenha uma remuneração digna e compatível com suas necessidades e seu esforço e, além disso, ter uma carga horária e condições de trabalho realmente adequadas e seguras para o exercício profissional.
Uma enfermagem de “cara limpa”, que nada tem a temer e que deve voltar a ter o respeito que merece junto à sociedade e o prestígio e a tradição que sempre permeou a nossa profissão.
Se hoje, não temos motivos de orgulho, por absoluta incompetência daqueles que ao nos representarem, maculam a nossa imagem perante a sociedade, necessitamos refletir: Que Enfermagem queremos construir daqui para frente!

15 comentários:

  1. Condições de trabalho dignas, é isto que queremos. fiscalização nas instituições. Respeito aos profissionais de enfermagem. Fim do assédio moral, psicológico e físico sofrido nos locais de trabalho. Respeito aos direitos tais como escolher suas folgas e férias para o convívio adequado com a família. Direito de fazer cursos de atualização com preços acessíveis e que tenham real valor científico. Fomentação do estudo e pesquisa entre os profissionais de enfermagem. Conscientização dos profissionais e instituições que somente quando os profissionais de enfermagem se cuidarem adequadamente, poderão cuidar de seus pacientes adequadamente.

    ResponderExcluir
  2. Seremos apaixonados pelo nosso trabalho se realmente tivermos condições adequadas para desenvolvê-lo e isto inclui, também, salário digno. Mas os ditos lideres da enfermagem não o sabem oferecer boas condições de trabalho e nem sequer lutar por elas em nome do coletivo.

    ResponderExcluir
  3. " A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo - o templo de espírito de Deus. É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes".

    ResponderExcluir
  4. Idiótes
    Esta palavra provém da palavra grega "idiótes" , que os gregos utilizavam para designar todos aqueles que não participavam da vida pública na pólis ( cidade em grego). Idiota para os gregos eram todos aqueles que não se importavam com o destino da cidade, vivendo assim um solipsismo social. Vamos participar dos destinos de nossa profissão. Deixemos a inércia de lado e pensemos o que queremos para nossa profissão.
    Fonte: http://literar.org/text/2h75glqp-idiotes

    ResponderExcluir
  5. Quem avisa, amigo é...16 de maio de 2011 às 17:02

    Tem gente que, em breve, irá chorar muito...
    E tem gente que rirá muito....

    Pregadores do Apocalipse, aguardem...

    Semeadores da calúnia, estejam preparados. A justiça tarda mas não falha!

    Tudo tem o seu tempo e sua hora!

    Veremos quem rirá por último, e quem ficará chorando o tempo perdido e inútil...

    Sábio, é aquele que espera o momento certo.

    ResponderExcluir
  6. Não se trata de rir ou chorar, agora ou depois, e sim de fazer o melhor para os profissionais da enfermagem. Quando os profissionais são valorizados executando suas atividades em condições de trabalho adequadas e recebendo salários justos. A obra de arte estará esculpida já que ela é a qualidade da assistência de enfermagem.

    ResponderExcluir
  7. Ai que lixo, não aguento os gestores 2008-2011 entrarem aqui e postarem ameaças. Ruim pra enfermagem se vocês ganharem novamente a eleição. Vocês só se mexem quando se sentem ameaçados e coagidos. Se vcs pensam que ficarão livres de críticas e oposição estão redondamente enganados. Linda a propaganda eleitoral de vcs antecipada nas revistas do COREN edição 87 e 88. Belo o convite da semana da enfermagem. Resta saber porque nunca há vagas para os cursos no CAPE, resta saber porque nossas carteirinhas definitas não estão prontas após três anos do cadastramento. Nos expliquem porque apesar de todo o discurso que vcs papagaiam por aí, me parece que pouca coisa mudou em quem dá duro no dia a dia. A impressão que tenho é de que quem alcança um lugar ao "sol" está se lixando para os pobres mortais.

    ResponderExcluir
  8. Porque vcs os competentes gestores 2008-2011 não publicam uma revista parecida, nem que seja de longe com a revista do Cofen? To cheio de ser relembrado das presepadas de vcs!!!!! Engraçado o almoço para prestação de contas não entrou na revista. Porque será?

    ResponderExcluir
  9. Martin Luther King Jr disse: "O arco moral do universo é longo, mas ele se inclina em direção à justiça".

    ResponderExcluir
  10. Leiam parte da publicação do bloger da Enfermagem Pernambucana:
    "Como não somos nenhum órgão de classe não podemos encampar a sua demanda. Assim também, como você não denunciou a instituição, não temos como encaminhar email solicitando apuração dos sindicatos nem do conselho.


    Entretanto segue nossas orientações: procure o quanto antes o seu sindicato. O SATENPE é o sindicato dos Técnicos e Auxiliares que representam a categoria em nosso estado. Se ainda não é filiado, faça isso o quanto antes, procure sua diretoria e o departamento jurídico e solicite todos os esclarecimentos necessários para encaminhar a denúncia e respaldar seus direitos trabalhistas.


    Certamente que entendemos o seu receio em se identificar por aqui, mas procure logo seu sindicato e denuncie.


    Aproveito prezado "W" pra fazer uma reflexão: repousa nessa sua denúncia um lamentável mas fiel retrato da precarização das condições de trabalho nas quais labutam os trabalhadores da enfermagem em nosso estado. Na verdade, não apenas em nosso estado, mas no país como um todo, são exceções as instituições que proporcionam as condições adequadas de trabalham e garantem a dignidade salarial dos profissionais.


    Aí reside uma grande diferença dos nossos conselhos de classe, pros conselhos dos médicos, por exemplo (pra usar a categoria que mais analogia pode ter pelo objeto de trabalho). Os conselhos de medicina, antes de punir, punir, punir e punir seus trabalhadores, fiscaliza condições de trabalho e faz interdições éticas.


    Nossos conselhos cartoriais e financeiramente abastados, são muito eficazes em cobrar as taxas anuais, em punir trabalhadores inadiplentes, em cobrar as taxas atrasadas, em reconhecer erros dos trabalhadores (desconsiderando todo o contexto da precarização do mundo do trabalho) e aplicar as penalidades devidas, mas são extremamente ineficientes em outros aspectos. Afinal o que é "fiscalizar o exercício profissional" (inciso II art. 15º Lei Nº5.905) o que é "zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam" (inciso VIII arti 15º Lei Nº5.905).


    É preciso se fazer uma releitura e reinterpretação do nosso código pra que os papéis possam ser assumidos por cada entidade.


    Uma sugestão, já que este ano teremos eleições para o COREn é que durante a campanha todo profissional de enfermagem possa se assegurar que está votando em uma profissional que saiba verdadeiramente seu papel e que possa se comprometer com a categoria.


    Afinal, quem estará disposto (a) a assumir o cmpromisso de fazer intervenção ética, de fiscalizar condições de trabalho, de garantir que com a luta por dignidade profissional e dignidade salarial, estará lutando pela dignidade dos trabalhadores de maneira geral, inclusive enquanto seres humanos.


    Que quem assumir esse papel saiba verdadeiramente seu papel. Que saia do confortável papel de autarquia meramente figurativa e punidora.


    Prezado "W" voltando a você, procure ontem seu sindicato pra se respaldar, denunciar e solicite que a diretoria acione o COREN com urgência para que possa ser feito o dimensionamento do seu setor.


    Como parece ser, caso se trate de Unidade de Terapia Intensiva com pacientes pós-operatórios cardíacos imediatos por exemplo, os mesmos podem inclusive estar correndo riscos, levando em consideração a total falta de condições de apenas um trabalhador assumir três ou quatro pacientes.


    Aja logo antes que você enquanto elo frágil, não possa se comprometer enquanto profissional que pode ser facilmente levado ao erro por falta de condições de trabalho. Não se confie, pois em uma eventualidade, quem deveria estar do seu lado, pode se transformar em seu acusador. Lembre-se do caso da técnica de enfermagem que injetou vaselina ao invés de solução fisiológica em uma criança. Na primeira oportunidade que tece o COREN-SP se posicionou alinhado a mídia brasileira na posição de mero juiz sem ter dado um pio sobre todo o contexto que esteve por trás do erro cometido."

    ResponderExcluir
  11. Quem caminha descalço nao deve semear espinho.""Voce colhe o que planta."GALATAS 6.7

    ResponderExcluir
  12. Mais uma do COREN-SP. Bom há três anos fizemos o recadastramento, com a promessa de que em breve receberíamos o novo modelo da identidade profissional. Pois é, estamos a anos aguardando este documento, que é um direito nosso e até agora nada, com a desculpa de que a Casa da Moeda está atrasando a impressão do papel em que será digitalizada sua foto e impressões digitais e colocados os seus dados. Pois bem, algumas pessoas, dentre elas uma que conheço conseguiram este prometido documento. Vou contar como: Você vai até o COREN-SP, protocola uma reclamação indignada e veemente na ouvidoria e após alguns dias você receberá uma ligação sendo convocado a comparecer ao conselho para confecção do documento. Pasmem, enquanto a pessoa que conheço fazia o documento, outras pessoas que procuravam por ele ouviam a clássica desculpa do atraso da impressão do papel pela Casa da Moeda. Esta é a consideração que esta gestão tem pela enfermagem. Traduzindo em miudos, DESCASO, porque não existe um aviso oficial por escrito a respeito disso?

    ResponderExcluir
  13. Caros colegas da enfermagem, não se iludam com as pretensas realizações da gestão 2008/2011 do COREN-SP. Democracia é alternância de poder. A chave do cofre sempre nas mãos dos mesmos dá-lhes a impressão de que são os donos dela. Use o seu voto e mude este conselho. Não ao autoritarismo! Não ao nepotismo! Não ao personalismo! Não aos "ismos" que querem a manutenção da dinastia ou ditadura, onde um maluco faz escola e um pequeno grupo de deslumbrados bate palmas! A Enfermagem somos nós, os profissionais da área Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares, não os atuais gestores desse conselho, instalados e arraigados na estrutura física e burocrática do COREN-SP.
    Vocês acham que está tudo bem com a Enfermagem? Só porque temos um CAP! Ou ainda porque temos uma sede bonita e apresentável? Onde está o resultado do principal papel desse conselho? Você sente que a Instituição onde você trabalha é devidamente fiscalizada? Você sente que a maneira como você exerce o suas atividades no seu local de trabalho é ideal? Pois é o papel principal do conselho é fiscalizar o exercício profissional, e o que tem acontecido é que somente o profissional é fiscalizado, as pequenas instituições também o são no ritmo “Cometa de Haley” ou seja em períodos muito espaçados de tempo, onde aqueles que se aproveitam da mão de obra barata da enfermagem e das necessidades dos profissionais da área tem tempo para se aproveitarem dessas situações. Já as grandes Instituições, ou Instituições “amigas” não sofrem fiscalizações, de forma que as escalas de trabalho são sub calculadas, os funcionários sofrem todos os tipos de pressão no local de trabalho. O COREN-SP, que deveria fiscalizar esse absurdo, finge que não vê. A conta, sabe quem está pagando? Você! Que também paga os almoços e coquetéis caríssimos contratados por esta gestão a peso de ouro, as viagens nacionais e internacionais para que nós sejamos “representados”, contratos caríssimos de publicidade e presentes (agendas e livros), o ônibus COREN Itinerante que foi usado como palanque eleitoral nas ultimas eleições legislativas com a presença de candidatos a deputado, como se fosse um objeto particular e que pode ser usado como bem interesse àqueles que pertencem ou são amigos dessa gestão, alem de manterem o emprego de dezenas de contratados de confiança, com salários absurdos e os não concursados colocados nas dezenas de cargos de "confiança" que o gestor mor está espalhando por todo o Estado de São Paulo!

    ResponderExcluir
  14. Quem caminha descalço nao deve semear espinho."Voce colhe o que planta."GALATAS 6.7
    Vamos ver se este ano a eleição com chapa única vai acontecer novamente. Se acontecer mais uma vez está gestão estará ILEGITIMAMENTE no poder. Vocês podem rir momentaneamente mas com certeza o amadurecimento dos fatos que estão ocorrendo os levará inevitavelmente a derrota de vossas pseudo pretensões a favor da enfermagem. Eu a exemplo de milhares de profissionais não me sinto representado por esta gestão. Concordo com vocês, quem ri por último, sorri bem melhor...aguardarei a minha vez pacientemente! Abraços!

    ResponderExcluir
  15. AO QUEM AVISA AMIGO É. QUEM RI POR ÚLTIMO RI ATRASADO, VAI PENSANDO QUE ISSO É ETERNO, VOCÊS NÃO AGRADAM 70% DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAFEM E NÃO AGRADAM 90% DOS FUNCIONÁRIOS QUE AI TRABALHAM, POR QUE NÃO DIVULGARAM A PESQUISA DE OPINIÃO DISTRIBUIDA NOS HOSPITAIS NO FINAL DE DEZEMBRO DE 2010, VOCÊS SÃO MUITO FRACOS, POR ISSO NÃO QUEREM CONCORRÊNCIA, PORQUE SABEM QUE IRÃO PERDER, E CLARO, NÃO PODEM PERDER ESSA BOCA LIVRE NÉ, FESTAS, VIAGENS, APARTAMENTOS, CARROS DE LUXO, BARCOS, MULHERES A RODO, COISAS DE GENTE POBRE EMERGENTE

    ResponderExcluir