MENSAGEM DO BLOG AOS BLOGUEIROS DE PLANTÃO !

Sendo este um ESPAÇO DEMOCRÁTICO de veiculação de informações e fatos, inclusive documentados, relacionados à Gestão do Conselho do COREN-SP e seus representantes, gostaria de informar que não serão aceitas intimidações de quem quer que seja para que não se exerça o DIREITO CONSTITUCIONAL de LIBERDADE DE EXPRESSÃO e veiculação de fatos de interesse público para a Enfermagem Paulista e para a sociedade.
O espaço está aberto inclusive para a defesa de quem se sentir ofendido ou que comprove que estes fatos são meramente boatos.
Se as pessoas não se identificam, isto demonstra o medo de represálias que possam ocorrer aos seus empregos e até à sua integridade física e de sua família.
E parafraseando o Sr. Presidente do Conselho da atual gestão, em entrevista, que em rede nacional de TV estimulou as denúncias contra a enfermagem, sugiro também que caso alguém queira fazer alguma denúncia devidamente documentada contra o CONSELHO e sua ATUAL GESTÃO, envie para o endereço de email deste blog ou diretamente aos orgãos competentes.
E por fim, quero dizer que NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS PELAS OPINIÕES DE TERCEIROS E SEUS COMENTÁRIOS POSTADOS NESTE BLOG.

Se por um acaso este Blog sair do ar, acesse uma cópia deste Blog no seguinte endereço:
http://averdadenaenfermagem.bravejournal.com/

segunda-feira, 6 de junho de 2011

PORQUE PRECISAMOS TER UM PROCESSO ELEITORAL REALMENTE DEMOCRÁTICO E TRANSPARENTE NOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM INCLUSIVE NO COREN-SP

A democracia significa garantir que todos possam participar e decidir quem melhor pode representar a Enfermagem.
Significa que o processo eleitoral deve ser transparente e justo, assegurando que qualquer pessoa possa criar e compor uma chapa e que quantas chapas forem criadas, estas tenham a oportunidade de colocar suas propostas e concorrer a um pleito ético e transparente.
Um processo democrático não assegura a manutenção eterna das mesmas pessoas no poder por manobras documentais, legais e jurídicas, mas deveria manter a idoneidade e isenção do processo e assegurar a ética na disputa.
Um processo democrático significa ter ética, transparência e verdade para com a Enfermagem. Significa instituições realmente focadas em implantar e manter a democracia e não encená-la.
Enquanto estamos assegurando a qualidade de vida das pessoas, nos hospitais, clínicas e unidades de saúde; enquanto lutamos para tirar do suor do rosto o sustento e manter a dignidade de nossas famílias; enquanto temos péssimas condições de trabalho, arriscando por vezes nossa prática profissional e a segurança do paciente; enquanto temos que levar mais de uma, duas ou até três jornadas de trabalho para pagar as contas; enquanto profissionais erram por excesso de trabalho, falta de pessoal e de fiscalização adequada; enquanto tudo isso acontece, pessoas que estão há ANOS no conselho, em vários cargos e gestões estão se preocupando sim em como garantir a sua permanência (de preferência INDEFINIDAMENTE), usufruindo de todas as benesses e privilégios que significa representar uma categoria que gira anualmente milhões de reais, e que usa apenas uma pequena parte para sugerir que promove e atua pelo BEM DA ENFERMAGEM...
Parafraseando diria que aqueles que a todo o custo e meios tentam manter o seu status quo à custa da ignorância que a categoria tem dos verdadeiros fatos que ocorrem nos bastidores agem sim, pelos BENS DA ENFERMAGEM!

28 comentários:

  1. Precisamos ter um processo democrático no COREN-SP para que cessem, tenham fim, as práticas inescrupulosas promovidas por esta gestão. Só um exemplo para que os colegas que acessam este blog possam pensar um pouco. Este ano foi publicado um edital para selecionar uma obra literária para ser distribuída aos profissionais inscritos no COREN-SP. Vejam bem, distribuição de brindes em pleno ano eleitoral. o link da publicação do edital é http://inter.coren-sp.gov.br/sites/default/files/07_EDITAL.pdf , isto se ocorresse em qualquer eleição a nivel municipal, estadual ou federal em nosso país, seria cana ou perda de mandato para o candidato responsável pela benesse feita com dinheiro público. Acontece que no COREN-SP o Sr Claudio Porto faz o que quer e nenhum orgão fiscalizador toma qualquer providência. Vejamos segundo o edital que é bem específico e dirigido temos o OBJETO que é a SELEÇÃO DE OBRA LITERÁRIA, EM VOLUME ÚNICO, SOBRE O TEMA “PRÁTICAS DE ENFERMAGEM”, PARA DISTRIBUIÇÃO AOS PROFISSIONAIS
    REGULARMENTE INSCRITOS NO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Deixa ver se eu adivinho o livro seria o "Boas Práticas de Enfermagem" da organizadora/autora DIRCE LAPLACA VIANA e editado pela Yendis, corrento? Agora é só esperar pra ver qual obra literária, de qual autor e editora será selecionada pelo exmo crivo deste conceituado CONSELHO. Vamos ver se minha bola de cristal está funcionando bem...piada!

    ResponderExcluir
  2. A gestão 2008-2011 demorou três anos para conseguir redigir uma "CARTILHA" para a segurança do cliente/paciente. E lógico publicá-la no ano das eleições para dar a impressão de que estão trabalhando duro. Trabalho simplista, e uma cópia de manuais internacionais já existentes. Parabéns, creio que não seriam necessárias tantas doutoras para elaborar um trabalho tão simples. Ah em tempo vocês esqueceram de mencionar os riscos no preparo e administração de fármacos, mas lógico isto será objeto de outra cartilha...rs...

    ResponderExcluir
  3. Só gostaria de saber se o COREN-SP fiscaliza e repudia as práticas nos hospitais que trazem prejuizo aos profissionais de enfermagem da mesma forma como foi obrigado a assinar TAC com o MP para purgar suas próprias práticas expúrias?

    TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA N
    O
    208/2009 .
    O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, por intermédio da Procuradora do
    Trabalho que abaixo subscreve, no exercício de suas funções institucionais,
    conferidas pela Constituição da República e Lei Complementar n. 75/93, e o
    CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO – COREN/SP,
    autarquia Federal instituída pela Lei Federal nº 5.905/73, CNPJ nº
    44.413.680/0001-40, com endereço na Alameda Ribeirão Preto, nº 82, CEP
    01331-000, São Paulo-SP, através seu Presidente, CLÁUDIO ALVES PORTO,
    nos autos do procedimento preparatório nº 24.765, resolvem celebrar...

    http://www.prt2.mpt.gov.br/codin/docs/tac6f3e29a35278d71c7f65495871231324.pdf

    ResponderExcluir
  4. Gestão perde a cabeça e se pōe a criar os mais incoerentes e arbitrários processos administrativos.
    Ai, que medo de perder os cargos.
    CUIDADO!!! Quem ta fazendo tudo isso tem telhado de vidro.

    ResponderExcluir
  5. Vejam a publicação no site do sindicato das autarquias: "Sinsexpro faz manifestação na porta do COREN. O Sinsexpro realizou manifestação nesta terça-feira, 13/06, na porta do COREN – Conselho Regional de Enfermagem – para denunciar o desrespeito, as perseguições e a intransigência dos quais os funcionários da autarquia têm sido vítimas. Uma carta aberta - clique aqui e leia a íntegra - distribuída ao público apontou os desmandos do enfermeiro Claudio Alves Porto, gestor do Conselho, que se recusa a conceder a reposição da inflação acumulada no ano. O Plano de Cargos, Carreira e Salários – PCCS e a avaliação de mérito também foram alvo das denúncias do Sinsexpro já que têm sido manipulados constantemente pela direção da autarquia. Não bastasse tanto desrespeito, por ocasião das eleições tem sido frequente a perseguição a funcionários que a direção do COREN suspeita estarem ligados à chapa de oposição. Cerca de 10 trabalhadores tiveram os contratos de trabalho suspensos sem o devido processo administrativo a quem têm direito e sem qualquer apuração dos fatos. O Sinsexpro já está tomando as medidas cabíveis para reverter a situação."

    ResponderExcluir
  6. Os conselheiros da gestão 2008/2011 deveriam acessar os números antigos das revistas do COREN e dar uma lida nas colunas de Heródoto Barbeiro. Faço minhas as palavras do colunista na edição número 70 de Julho/Agosto de 2007.
    "Os sucessos conseguidos com tramóias, puxadas de tapetes, tombos no adversário e outras artimanhas têm vida curta.[...]Uma parte [da população, dos profissionais de enfermagem]acha que não vale a pena investir no Brasil, porque isto [a falta de comportamento ético], não tem cura [...] São os que preferem lavar as mãos.[...] O mais prejudicial é o primeiro grupo [ o grupo descrito acima no artigo] porque não protesta, não se organiza, não ensina as pessoas próximas que é preciso mudar, enfim são os bons que abrem espaço para ser ocupado pelos maus. Cada passo que os bons dão para trás, os maus avançam."
    De minha parte, vocês gestores 2008/2011 podem ter a certeza de que como profissional de enfermagem não concordo com a maneira como vocês foram conduzidos a presidencia do conselho e de como vocês manobram o processo eleitoral para se manterem por aí. Não me calarei e nem recuarei. Abraços cordiais!

    ResponderExcluir
  7. Inicia-se no Coren SP o momento de manipulaçōes, que inclui e-mail aos funcionários expondo os alvos da Gestão e manifestando o desprezo pelas açōes do Sindicato.
    Cuidado Sr. Presidente, pois comprar imóvel em Itapetininga do pai de um Procurador não te dá imunidade, nem te deixa "bem assessorado" como disse em reunião de Plenária.

    ResponderExcluir
  8. somente a verdade...17 de junho de 2011 às 17:22

    ESTA É A VERDADE...COMO TEM GENTE QUE GOSTA DE FANTASIAR...

    PENA QUE ESTE SINDICATINHO EMBARCA EM QQ BARCO, MESMO QUE FURADO...

    Prezados Colaboradores,

    Hoje, pela manhã, fomos recebidos na entrada do Regional com boletim
    emitido pelo SINSEXPRO que, infelizmente, mostram de forma totalmente
    tendenciosa, mentirosa e descabida, noticias que nos dizem respeito.

    Na democracia temos de saber conviver com situações como estas, embora
    fujam completamente ao bom senso que faça parte da postura e conduta digna
    que devem reger nossa sociedade.

    A gestão 2008-2011, sem qualquer interferencia ou inciativa por parte do
    sindicato (até por que não precisamos disso), estabeleceu uma política de
    gestão de pessoas onde o que seja justo e permitido em Lei, seja concedido
    aos nossos colaboradores.

    E assim será mantido.

    Este ano, conforme o autorizado em Lei, todos os salários já foram
    reajustados conforme indice divulgado.

    Da mesma forma, foram reajustados todos os demais beneficios.

    Também estamos finalizando o PCCS, que por ser o primeiro a ser aplicado
    no COREN-SP, exige maior atenção para que represente a realidade da
    qualidade no trabalho de cada um, dentro dos principios fundamentais da
    assiduidade, pontualidade, eficácia e efetividade esperadas e necessárias
    ao processo laboral.

    Já o processo eleitoral, que nada tem a ver com a politica de gestão de
    pessoas, segue rigorosamente os principios determinados no Código
    Eleitoral do Sistema COFEN/COREn´s, com transparencia e publicidade de
    todas as suas fases, em cumprimento ao determinado na gestão pública.

    Com relação aos afastamentos disciplinares determinados na última semana,
    temos a reafirmar que TODOS os envolvidos foram afastados com VENCIMENTOS
    plenos e terão suas atitudes e condutas averiguadas na forma da Lei.

    Assim sendo, a gestão 2008/2011 tem plena consciencia de seus compromissos
    com os principios da dignidade e moralidade em suas condutas e atitudes,
    repudiando veementemente quaisquer tentativas que objetivem a distorção da
    verdade e da harmonia necesária ao trabalho de cada um.

    Atenciosamente,

    CLAUDIO ALVES PORTO
    PRESIDENTE DO COREN-SP

    ResponderExcluir
  9. Isso é a novela "morde e assopra"?

    ResponderExcluir
  10. Precisamos nos livrar dessas pessoas pois são tão somente opressores.

    ResponderExcluir
  11. Ele acha que a carta fe sucesso,deveria sentir vergonha. Tá mostrando oque é,a maquiagem tá caindo.

    ResponderExcluir
  12. Absurdo nosso conselho não adota a convenção sindical para os funcionários!!! Estamos mesmo perdidos com essas pessoas, nunca farão nada para garantir boas condições de trabalho para os profissionais de enfermagem. Vergonhoso...vergonhoso...
    E esse PCCS, onde consta a aprovação? afinal o orgão é público. Mal sinal...

    ResponderExcluir
  13. Nossa mãe de deus!!! onde essas pessoas pensam que estão? valorizar os funcionários deveria ser o exemplo do conselho... por isso nós os profissionais somos explorados... Fim nessa situação.

    ResponderExcluir
  14. O Sr presidente do COREN-SP nunca ouviu falar de gerência sensível, Essa política ditatorial, quase nazista, política de horror e de medo, não se justifica em uma autarquia, aliás, não funciona em lugar algum. A história está à disposição de todos para contar os dilemas da opressão.

    ResponderExcluir
  15. "A verdade, muitas vezes para ser
    apresentada, requer um duelo com a ética."

    http://www.assediomoral.org/IMG/pdf/Suicidio_Laboral_-_Um_Caso_Real_de_Assedio_Moral.pdf pg52

    ResponderExcluir
  16. O Sr. Presidente nao respeita nem o Sindicato, trata com desprezo.

    ResponderExcluir
  17. Bom para a enfermagem seria ter um Presidente de Conselho que escrevesse corretamente. Se ele não sabe porque não pede para alguém corrigir antes de publicar?

    ResponderExcluir
  18. Sinceramente, quanto a alegação de continuísmo no COREN-SP, a pergunta que eu faço é a seguinte: Os editais foram publicados? As condições eram iguais para todos os interessados? O prazo para o registro das chapas era o mesmo? A documentação a ser apresentada era igual para todas as chapas? Se todas as respostas forem sim, não há como não dizer que o processo eleitoral foi claro e lícito!
    Da mesma forma, nas eleições proporcionais e nas majoritárias, a não apresentação de todos os documentos necessários inviabiliza a inscrição do candidato!
    Assim, bastava aos interessados apresentar a documentação completa no prazo e pronto, poderiam concorrer!
    Se eu acho bom chapa única? claro que não, mas para ter mais de uma chapa é necessária que os interessados cumpram as regras básicas!

    ResponderExcluir
  19. As condições não foram iguais para todas as chapas. A publicação dos editais não faz com que o processo seja liso. Somente o fato de que o Presidente atual do COREN SP, indica o nome dos componentes da comissão eleitoral, e que um desses componentes é ex integrante da chapa da situação torna todo o processo desigual para as chapas concorrentes. O que o Coren não diz é que em meio a milhares de documentos apresentados os únicos que apresentam inconsistências em ambas as chapas do quadro I, são documentos emitidos pelo próprio conselho. Ou seja o sistema de cobrança do COREN-SP é falho, e quando interessa ao conselho, o próprio atribui inadimplência aos adversários impugnando-os. O mais grave é que certidões advindas de dentro do COREN-SP, com chancela e assinatura de servidores leais ao ditador são declaradas como falsas, com a simples declaração do servidor que não reconhece a assinatura como sua e sem serem periciadas, e inconclusivamente as chapas que as apresentaram foram impugnadas. Estranho não? Somente os documentos do COREN é que fornecem elementos para que as outras chapas sejam impugnadas? Dessa maneira torna-se impossível cumprir qualquer regra básica ou não, porque infelizmente esta gestão manipula até os documentos emitidos por ela própria. Existem inúmeras inconsistências neste processo eleitoral, mas tudo será provado a seu devido tempo.

    ResponderExcluir
  20. Pena que a regra não é igual para todos e, MAIS UMA VEZ, a chapa única tenta burlar o processo.
    MAS, agora a hsitória é outra.

    ResponderExcluir
  21. Assim, se as condições além do edital não foram respeitadas, ou seja: se houve adulteração de documentos ou supressão deles, ou ainda, a emissão de certidão que não reflete a situação real do candidato, resta a Justiça que está ai, exatamente, com a finalidade de coibir abusos e ilegalidades!!!

    ResponderExcluir
  22. Lendo com atenção a ata do julgamento dos recursos apresentados pelas chapas, discordo do que até o presente momento foi informado. Pela transcrição, tanto uma chapa, como a outra, reconhecem que entre os inscritos, haviam pretendentes sem a necessária regularidade com o pagamento das anuidades. Especialmente, na segunda chapa impugnada, pois, apesar de ter as certidões - estas foram declaradas "fajutas". Contra isso, foi alegado que não poderia ser impugnada até que se comprovasse a falsidade. SInceramente, seria muito mais fácil - e isto foi dito no julgamento - que fossem apresentados os comprovantes de pagamento. Simples e direto!
    Entretanto, isso - levando-se em consideração a ata de julgamento - não foi feito!
    SInceramente, muito antes de esperar para ver se a certidão é exata ou não, bastaria apresentar o comprovante de pagamento e ai sim, partir para cima da comissao eleitoral.
    Desta maneira, por absoluta incompetencia das chapas, teremos mais uma vez, chapa única!

    ResponderExcluir
  23. Então é uma luta e não um pleito?

    ResponderExcluir
  24. Pois é! O gozado é que os Inadimplentes, de ambas as chapas, CONFESSARARM literalmente a dívida, quando compareceram, após os prazos terminarem, para pagarem a dívida!

    Se alegam não estarem inadimplentes, como é que depois foram ao Conselho e PAGARAM o que deviam????

    E ainda querem alegar que o Conselho é o culpado por não terem pago o que deviam????

    Seria hilárico, se não fosse trágico!

    ResponderExcluir
  25. Seria trágico, não fosse hilário o comportamento submisso dos Conselheiros. Ele é apenas um Conselheiro como vocês e não manda mais do que nenhum outro.

    ResponderExcluir
  26. Em qualquer cargo eletivo, quem vai concorrer se estiver exercendo o poder, precisa licenciar-se do cargo para que possa concorrer em eleição. Estranhamente as regras ditadas pelo COFEN, embora diga-se que foram para feitas para estimular a democracia, privilegiam quem está no poder e tem nas mãos a máquina administrativa dos CORENS, pois o presidente como interessado para impugnar as chapas de oposição tem em suas mãos a máquina e com certeza no caso de São Paulo o Sr Claudio Porto usou de suas prerrogativas de presidente para pessoalmente indicar em favor próprio, pressionar, convocar, intimidar, falsear com a verdade, acusar sem provas, julgar em favor próprio, e por fim ilegitimamente tentar legitimar-se no cargo de presidente da próxima gestão do COREN-SP. Veremos se isto dará resultado.

    ResponderExcluir
  27. O Sr Osvaldo Santos não sabe nem o que está falando. Uma das chapas uma das 32 pessoas que a compoem já havia feito um acordo com o coren e a primeira parcela vencia após a publicação do edital numero 1. Os dois componentes dentre 32 de outra chapa, não reconheceram a dívida e a contestam. O Sr presidente através da comissão eleitoral que tem intima ligação consigo que achou "chifre em cabeça de cavalo" e está propalando para os quatro ventos fatos que não são verdadeiros. Mas nada que ele não responda na justiça comum depois.

    ResponderExcluir
  28. O COREN/SP parece Brasília e o único jeito é fazer aquela faxina através de uma auditoria.
    Não acredito em DEMOCRACIA porque as algumas das pessoas de ambas chapas não tem veia política e lutará com único objetivo "Essa é pra pensar". Conheço algumas pessoas totalmente sem escrupúlos e não medem esforços para conseguir o que quer.

    ResponderExcluir